CONJUNTURA INTERNACIONAL

O movimento do capital no mundo e a reorganização dos trabalhadores

O movimento do capital no mundo inteiro tenta se recuperar de uma crise cíclica e periódica muito grave que iniciou em 2008 e que tem recuperações no final de 2009 e inicio de 2010. Tal recuperação se deu pela intervenção direta do Estado a serviço do capital, dinheiro público resgatando as Empresas Privadas que estavam indo a falência. Na Europa, há uma retomada das lutas dos trabalhadores do Velho Continente, como resposta aos projetos do capital que se expressa e se movimenta pela burguesia, classe economicamente dominante na sociedade em que vivemos. Essa burguesia tenta impor que o preço de sua crise seja pago pela classe trabalhadora, através da imposição de um conjunto de reformas que têm por objetivo rebaixar direitos e salários, ou seja, o preço da força de trabalho.

Para sanar a crise do capital, os governos da União Europeia, apresentam como saída um profundo corte nos gastos públicos, que terão como consequências a demissão de funcionários públicos, uma nova reforma de previdência social e a diminuição dos direitos e serviços públicos ao conjunto da classe trabalhadora. É em reação a tais planos que os trabalhadores europeus, especialmente os da França e Grécia, têm protagonizado grandes lutas, realizando em um curto período de tempo várias greves.

A atual crise pode mostrar um Estado Máximo para atender os interesses do capital e mínimo para garantir as necessidades básicas dos trabalhadores e do conjunto da população trabalhadora. Os ataques do capital além de tentar impor a retirada de direitos dos trabalhadores, também aumentam sua agressividade que tendo à frente o imperialismo norte-americano, acena com a possibilidade de novas guerras como forma de buscar a recuperação de seus lucros e assim, tentar superar a crise.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: