O que é Movimento Estudantil e como ele se organiza?

O movimento estudantil é um movimento social da área da educação, no qual os sujeitos são os próprios estudantes. Caracteriza-se por ser um movimento policlassista e constantemente renovado, uma vez que o corpo discente se renova periodicamente nas instituições de ensino. Sua tarefa mais importante é a luta pela Educação e pela transformação da universidade.

Muito além do compromisso social que é dever de todos, o movimento estudantil ainda aquece discussões permitindo que o jovem amadureça suas idéias e as compartilhe, o que possibilita o desenvolvimento de uma consciência política muito importante para o país. Dentro do movimento estudantil você conhece muitas pessoas de vários lugares que passam por experiências diferentes. Esse cruzamento de idéias e informações permite um crescimento muito importante para a juventude do país.

Para lutar e defender os interesses dos estudantes, o movimento estudantil teve que se organizar, formando entidades estudantis não só dentro das universidades, mas também a nível nacional. Dentro da universidade o movimento estudantil se organiza em Centros Acadêmicos (CAs) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: